Menu
Qui Quae Quod

Fechar Responsabilidade Social Corporativa

Fechar Multiculturalismo

Fechar ARTIGOS DE FUNDO

Fechar ARTIGOS DE FUNDO II

Fechar ARTIGOS DE FUNDO III

Fechar TENDÊNCIAS 21

Fechar CIBERDIREITOS

Fechar No gesto da procura

Fechar Os erros do ditado

Fechar Para ler e deitar fora

Fechar O canto dos prosadores

Fechar UTILITÁRIOS

Fechar Apresentações

Fechar CANCIONEIRO de Castelões

Fechar Coisas e loisas da língua portuguesa

Fechar DIVULGAÇÃO DE LIVROS

Fechar Delitos Informáticos

Fechar Encontros

Fechar JURISPRUDÊNCIA

Fechar Livros Maravilhosos

Fechar MANUAL DE REQUERIMENTOS

Fechar NeoFronteras

Fechar O canto dos poetas

Fechar Vinho do Porto

Fechar Workshops

Pesquisar



O Tempo

news_artigo.gifARTIGOS DE FUNDO III -
Água potável num minuto

Filtro de água

Mais de 1,6 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem anualmente no mundo por beber água contaminada. Esta dramática situação levou a empresa israelita Watersheer a desenvolver um dispositivo capaz de purificar quase instantaneamente qualquer água, convertendo-a em potável.

Segundo a revista Israel21, trata-se de um sistema baptizado como Sulis, nome da deusa Sulis Minerva, relacionada com a água e a saúde.

O sistema consiste numa espécie de tampa em miniatura, ajustável a garrafas de qualquer tamanho, depósitos ou torneiras. A tampa ajusta-se à garrafa ou torneira filtrando a água que passa, convertendo-a em potável.

O sistema é útil não só naqueles países onde a água potável escasseia e a população não tem posses para comprar purificadores, como também para excursionistas, soldados no campo de batalha ou vítimas de desastres naturais.

Leve e rápido

Sulis pesa apenas 10 gramas e mede sete centímetros. Liberta a água de contaminantes de procedência orgânica, biológica ou química. Funciona com rapidez e não precisa de uma fonte de energia adicional para funcionar. Em apenas um minuto, purifica a água,

Segundo um dos criadores, Rum Shani, vice-presidente de Watersheer, Sulis a solução é de muito baixo preço (comparável ao preço de um café) e permite purificar 1.000 litros de água antes de ser substituído.

Sabe-se que, numa situação de emergência, o tempo é crucial. Actualmente existem já sistemas de purificação de água, mas mais complexos e caros. A intenção dos criadores foi desenvolver um produto comercializável em grande escala, de baixo preço, portátil e de longa duração.

Primeira versão

Já existe uma primeira versão (alfa) do protótipo e já foi testada por diversos grupos humanos, desde soldados do exército israelita até montanhistas e excursionistas com óptimos resultados, asseguram os inventores.

Sistema Sokol

Anteriormente, Watersheer criou um outro sistema também muito necessário na indústria da água, o sistema Sokol. Sokol permite eliminar contaminantes e depurar a água em momentos de crise ou emergências, mas em grande quantidade. Consiste num depósito que pode encher-se com água contaminada e que, em hora e meia, é capaz de converter-se em 100 litros de água potável.

Criado para fornecer água limpa também a hospitais e instituições privadas e públicas, este sistema foi concebido para um maior número de pessoas ao mesmo tempo, enquanto Sulis se destina a uso individual.


Olga Castro-Perea
 

Tradução JURIS - Artigo original

Criado em: 09/04/2012 • 15:30
Actualizado em: 07/02/2021 • 16:19
Categoria : ARTIGOS DE FUNDO III

Comentários

Ainda ninguém comentou.
Seja o primeiro!

Data Venia

Data Venia - Revista Jurídica Digital

SOS Virus

Computador lento?
Suspeita de vírus?

Fora com eles!
 
AdwCleaner
tira teimas!
--Windows--

Já deu uma vista de olhos pelas gordas de hoje?
 
diarios_nacionais.png


PREFERÊNCIAS

Voltar a ligar
---

Nome

Password



  O importante não é viver, mas viver com dignidade  Sócrates
^ Topo ^