Notícias Jurídicas - Nacionais - Assunto n°21966

[]
N. de membros 131
 

Notícias Jurídicas - Notícias Jurídicas
Nacionais - Nacionais


activo  Assunto n° 21966  Crimes na internet justificam investimento na especialização de magistrados

21/03/2014 • 22:37
JMR

JMR



O aumento de crimes com recurso à internet coloca dificuldades ao sistema judicial português, tendo a procuradora-geral da República defendido hoje o investimento na especialização dos magistrados, a adaptação das estruturas de investigação e uma bolsa de peritos informáticos.

"A criminalidade está a começar a ser praticada através de outros meios e precisamos realmente de, por um lado, formar e especializar os magistrados por forma a que eles saibam novas metodologias de recolha de prova, designadamente da prova digital com ações de formação", disse Joana Marques Vidal à margem das Jornadas de Direito Penal que estão a decorrer em Vilamoura, distrito de Faro.

A essa especialização dos magistrados, a procuradora-geral de República considera importante somar a melhoria das perícias e equipar adequadamente as estruturas de investigação.

Entretanto, Joana Marques Vidal celebrou protocolos com o Instituto Superior Técnico e as Universidades de Beja, do Porto e do Minho que visam a elaboração de um estudo técnico para que futuramente possa haver uma bolsa de peritos na área da informática.

"Peritos que possam ser nomeados no âmbito de inquéritos de investigação, de credibilidade, nesta área das perícias informáticas porque a questão da importância dos meios informáticos coloca-se também na pequena criminalidade neste momento", explicou.

Burla, ameaças, coações e difamação são alguns dos crimes que a PGR deu como exemplo.

Apesar de admitir constrangimentos orçamentais para proceder a adaptação a esta nova realidade, a magistrada considerou que existem condições para começar a preparar soluções, fazer um levantamento das necessidades para que posteriormente sejam apresentadas às entidades a quem compete libertar as verbas necessárias.

As Jornadas de Direito Penal decorrem em Vilamoura até sábado e são organizadas pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses, pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e pelo Conselho Distrital de Faro da Ordem dos Advogados.

RTP

Escrever a JMR   Enviar uma resposta  Topo
activo assunto activo   fechado assunto fechado   Importante! Importante!   Nova Nova mensagem   -   Rectificar Rectificar mensagem   Encerrar Encerrar assunto   Reactivar Reactivar
[]
Tipo de Notícias Jurídicas  Notícias Jurídicas 




  Crescer por crescer é a ideologia da célula cancerígena  Edward Abbey
^ Topo ^