Notícias Jurídicas - Notícias Jurídicas
Internacionais - Internacionais


activo  Assunto n° 21934  EUA levam bancos a tribunal por manipulação da taxa Libor

17/03/2014 • 16:25
JMR

JMR



A agência federal dos EUA de garantia de depósitos bancários lançou uma ação judicial contra vários grandes bancos, entre os quais o JPMorgan e a Société Générale, por manipulação da taxa interbancária Libor, avança a agência France Presse.

 
A ação envolve bancos de diferentes continentes, como os norte-americanos JPMorgan, Citigroup e Bank of America (EUA) e Royal Bank of Canada (Canadá), os europeus UBS e Credit Suisse (Suíça), HSBC, Royal Bank of Scotland, Lloyds e Barclays (Reino Unido), Société Générale (França) e Deutsche Bank (Alemanha) e o japonês Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ.
 
O escândalo da Libor foi conhecido em junho de 2012, com uma multa infligida pelas autoridades dos Estados Unidos da América e do Reino Unido ao Barclays.
 
A Libor, uma taxa de juro central no mundo das finanças, que é fixada em Londres, serve de referência a um número importante de produtos financeiros, entre os quais crédito imobiliário e às empresas.
 
Na sua queixa, o regulador norte-americano acusa as grandes instituições financeiras de terem manipulado de forma concertada a taxa, para extraírem ganhos, em detrimento de 38 bancos norte-americanos de pequena e média dimensão.
 
Os factos, que se desenrolaram alegadamente entre agosto de 2007 e, "pelo menos", meados de 2011, causou "importantes perdas" a bancos de menor dimensão, segundo os termos da queixa.
 
Algumas dessas instituições tiveram mesmo de abrir falência, segundo a agência federal norte-americana de garantia de depósitos bancários (FDIC, sigla de Federal Deposit Insurance Corporation). 

Oje
  Enviar uma resposta  Topo
activo assunto activo   fechado assunto fechado   Importante! Importante!   Nova Nova mensagem   -   Rectificar Rectificar mensagem   Encerrar Encerrar assunto   Reactivar Reactivar
[]
Tipo de Notícias Jurídicas  Notícias Jurídicas 




   Já sorriu hoje ? O sorriso é uma linha curva que faz com que tudo se endireite   
^ Topo ^