Menu
Qui Quae Quod

Fechar Responsabilidade Social Corporativa

Fechar ARTIGOS DE OPINIÃO

Fechar Justiça Restaurativa

Fechar Multiculturalismo

Fechar Dossier Europa

Fechar ARTIGOS DE FUNDO

Fechar ARTIGOS DE FUNDO II

Fechar ARTIGOS DE FUNDO III

Fechar TENDÊNCIAS 21

Fechar CIBERDIREITOS

Fechar No gesto da procura

Fechar Os erros do ditado

Fechar Para ler e deitar fora

Fechar O canto dos prosadores

Fechar UTILITÁRIOS

Fechar Apresentações

Fechar Barra JURIS

Fechar CANCIONEIRO de Castelões

Fechar Coisas e loisas da língua portuguesa

Fechar DIVULGAÇÃO DE LIVROS

Fechar Delitos Informáticos

Fechar Encontros

Fechar JURISPRUDÊNCIA

Fechar Livros Maravilhosos

Fechar MANUAL DE REQUERIMENTOS

Fechar NeoFronteras

Fechar Nova Lei das Rendas

Fechar O canto dos poetas

Fechar Vinho do Porto

Fechar Workshops

Relax
Pesquisar



Visitas

   visitantes

   visitantes online

PREFERÊNCIAS

Voltar a ligar
---

Nome

Password


SOS Virus

Computador lento?
Suspeita de vírus?
Fora com eles!
AdwCleaner

tira teimas!
--Windows--

Já deu uma vista de olhos pelas gordas de hoje?


Desde 2004
news_artigo.gifARTIGOS DE FUNDO - Vida, matéria indefinida

O que é a vida segundo os cientistas?

A diferença entre os seres vivos e a matéria inerte não está na sua composição. Os átomos do corpo humano ou dos organismos unicelulares são os mesmos que compõem os planetas, as rochas e as estrelas.

Então, o que distingue a vida? O facto de poder reproduzir-se? A sua capacidade de transmitir informação? Uma maneira de ordenar o caos? A sua habilidade para diferenciar-se do ambiente? Um certo grau de consciência? A sua excepcionalidade?

O certo é que não há consenso sobre o que é a vida. Não existe uma definição que descreva todos os aspectos essenciais da vida com a qual todos estejam de acordo. Inclusive existem casos polémicos, como o dos vírus, no qual alguns microbiologistas os consideram como seres vivos e outros não.

No esforço por entender a vida, alguns cientistas acham que o mais oportuno é renunciar à tentação de defini-la. No entanto, todos falam dela. Vejamos o que pensam diversos cientistas sobre este mistério.

“A vida é uma equívoco, não deveria estar aí. De acordo com as equações químicas naturais nunca deveria existir e o motivo por que não deveria existir é por ser muito complexa.”

“A vida é uma maneira de utilizar a energia e realizar uma estrutura feita de produtos químicos que a diferenciam do que simplesmente está assente na rocha.” Ken Nealson, em Redes 168 (Como são os extraterrestres?).

“A essência da vida é a possibilidade de encontrar lugares e defeitos onde os átomos se possam agrupar para formar novas estruturas.” Nicolás García, em Redes 176 (As novas perspectivas da vida).

“A vida deve ser uma consequência da evolução do universo. [...] É a própria tendência evolutiva do universo que faz com que os sistemas vivos se vão gerando e autoorganizando.” Juan Pérez Mercader, em Redes 267 (A vida noutros universos).

“A vida é algo que absorve energia e a transforma em estrutura, em ordem, em organização.” John Gribbin, em Redes 256 (Deus não joga aos dados).

“A chave é que a vida no universo ou é algo que se dá unicamente na terra ou se encontra em todas partes.” John Gribbin, em Redes 334 (Medindo o universo).

“O mais importante é que a célula viva não é uma matéria mágica mas um supercomputador. Trata-se de um sistema de processamento e reprodução de informação tão avançado que os nossos computadores, em comparação, resultam patéticos. A natureza produziu uma máquina de processamento de informação inigualável: a célula viva.” Paul Davis, em Redes 359 (Vida extraterrestre).

“O conhecimento é mais importante para a vida que a capacidade de reprodução. No caso da vida biológica, a multiplicação é muito importante porque é a única forma do conhecimento poder continuar a existir, mas podemos imaginar um organismo que não se multiplique.” David Deutch, em Redes 321 (Os outros universos).

“Realmente somos um caldo de genes que estão na população e cada um de nós é só um depósito temporário desses genes. No marco histórico o indivíduo não é importante, os genes são os que continuam.” David Bainbridge, em Redes 328 (Viver no útero da mãe).

“A vida é um sistema. Uma mitocôndria ou uma célula, por si só, não está viva. Mas o sistema tem propriedades que chamamos vida. Este é o princípio da bicicleta. O espírito da bicicleta está no seu sistema, não num aro da roda ou no guiador.” Rodolfo Llinás, em Redes 233 (Programados como robôs).

“A vida não é mais nada que uma pseudoactividade que essencialmente permite a um pequeno organismo comunicar com o seu ambiente. Essas ligações são produtos químicos e à actividade orquestrada dessas reacções químicas é o que chamamos vida.” Albert Laszlo Barabasi, em Redes 312 (Complexidade, redes e autoorganização).

“O que é a vida? É uma pergunta que se tem que responder em palavras e como a vida é algo além de qualquer palavra, é difícil responder.”

“A vida é matéria que vem das estrelas e supernovas e é fluxo de energia.”

“Nós perguntamo-nos quando entra a vida num bebé, mas a verdade é que não ela nunca saiu, isto é, a vida é contínua, um fenómeno que nunca parou desde o momento em que começou.” Lynn Margulis, em Redes 348 (O que é a vida?).


“A diferença entre o vivo e o não vivo é a auto-replicação. Os seres vivos podem auto-replicar-se e evoluir.” Stanley Miller, em Redes 111 (Assim começou a vida, assim começou tudo; ainda não disponível em site).

"Em alguns livros sobre matemáticas, sobre a maneira de funcionar do mundo, o grande modelo que não compreendemos é a vida. O que é a vida? Não acho que se chegue à essência da vida dizendo simplesmente, está feita de DNA, está feita destas moléculas que se agrupam desta maneira. Esta é uma forma de vida e é a única que realmente observamos. Mas acho que a vida é mais um conceito abstracto, mais geral." Ian Stewart, em Redes 172 (Para que servem as matemáticas?).

“Informação, informação que foi preservada pela selecção natural. Isto é o que a vida é em geral...” Frank. J. Tipler, em Redes 170 (A física da imortalidade).

“Uma vez que aparece a vida no planeta, este já não evolui como o resto. A vida tomou conta de tudo e controla a evolução.” James Lovelock, em Redes 315 (O envelhecimento do planeta).

“Toda a vida é um conjunto de máquinas maravilhosas, cada ser vivo é uma máquina capaz de gerir o seu DNA e cada animal fá-lo de maneira diferente. Alguns vivem nas árvores, outros no mar, outros sob a terra, outros voam, outros cavam, mas em essência, todos estão a fazer o mesmo: trabalham para sobreviver e, portanto, para transmitir ao futuro as instruções que lhes permitem existir.” Richard Dawkins, em Redes 108 (Viagem pelo corpo humano; ainda não disponível em site).

“Essa é a essência da vida: a capacidade de reproduzir-se. Quando olhamos uma paisagem, e vemos esse maravilhoso paisagem coberto de erva, com árvores e flores, e vemos as rochas debaixo, pode parecer-nos que o que é permanente é a rocha e o caduco é a árvore; mas isto é um erro: porque o tempo desgastará a rocha, mas não destruirá a vida.” William Haseltine, em Redes 347 (Proteínas: os robôs da vida).

“Somos parte de um contínuo e as diferenças entre nós e entre o resto dos seres vivos são miudezas quando comparadas com o que compartilhamos.” […] “Na verdade, a diferença entre um ser vivo e um ser não vivo não está nos materiais, mas em como se organizam esses materiais. O ferro da nossa hemoglobina formou-se numa estrela há biliões de anos e agora leva oxigénio às nossas células. E esses componentes continuarão lá quando nós já não estivermos. Somos, de alguma maneira, um depósito transitório desses átomos e dessas moléculas.” Juan Valcárcel, entrevista a La Vanguardia de 10/09/2005.

“A vida é uma grande armadilha linguística: utiliza-se como se fosse um substantivo, mas seria mais adequado considerá-la como um verbo.” Lynn Margulis, em "Darwin era lamarckista".

Javier Canteros



Criado em: 11/11/2007 • 21:56
Actualizado em: 11/11/2007 • 22:03
Categoria : ARTIGOS DE FUNDO


Imprimir Imprimir

Comentários


Comentário n°1 

Ramalho SAntos 01/05/2009 • 15:41

U text est trés bonne!winkfrown

Eú adorersmile...parc que c´est une text com fundammentés tres importante pra personnes...

adoreer

Paris / Portugal cooltongue

obrigadetongue

commu dit en brasil "valeu" smile


  A confiança é um quadro que pintamos todos os dias para torná-lo mais transparente  Lourenço Dias Almeida da Silva
^ Topo ^