Menu
Qui Quae Quod

Fechar Responsabilidade Social Corporativa

Fechar ARTIGOS DE OPINIÃO

Fechar Justiça Restaurativa

Fechar Multiculturalismo

Fechar Dossier Europa

Fechar ARTIGOS DE FUNDO

Fechar ARTIGOS DE FUNDO II

Fechar ARTIGOS DE FUNDO III

Fechar TENDÊNCIAS 21

Fechar CIBERDIREITOS

Fechar No gesto da procura

Fechar Os erros do ditado

Fechar Para ler e deitar fora

Fechar O canto dos prosadores

Fechar UTILITÁRIOS

Fechar Apresentações

Fechar Barra JURIS

Fechar CANCIONEIRO de Castelões

Fechar Coisas e loisas da língua portuguesa

Fechar DIVULGAÇÃO DE LIVROS

Fechar Delitos Informáticos

Fechar Encontros

Fechar JURISPRUDÊNCIA

Fechar Livros Maravilhosos

Fechar MANUAL DE REQUERIMENTOS

Fechar NeoFronteras

Fechar Nova Lei das Rendas

Fechar O canto dos poetas

Fechar Vinho do Porto

Fechar Workshops

Relax
Pesquisar



Visitas

   visitantes

   visitantes online

PREFERÊNCIAS

Voltar a ligar
---

Nome

Password


SOS Virus

Computador lento?
Suspeita de vírus?
Fora com eles!
AdwCleaner

tira teimas!
--Windows--

Já deu uma vista de olhos pelas gordas de hoje?


Desde 2004
news_artigo.gifARTIGOS DE FUNDO II - Telefonar através da Internet

Yahoo! Messenger é o mais barato, Skype oferece mais recursos e Jajah é o único que não requer computador


Conclusões Gerais



Falar através da Internet tornou-se uma das alternativas mais populares à utilização da rede fixa tradicional. Com este método, os utilizadores podem fazer chamadas gratuitas de computador para computador ou ligar para telefones convencionais em qualquer parte do mundo a preços inferiores aos praticados pelas operadoras de telecomunicações.

Cada dia há mais serviços, tanto baseados na web como em aplicações de escritório, utilizando a  tecnologia VoIP (voz sobre IP) que passa as conversações pelas redes de dados, evitando-se assim pagar as chamadas telefónicas.

As operadoras sempre tiveram o domínio do sector, mas com a chegada da tecnologia 4 G, que permite a ligação permanente à Internet, espera-se uma revolução no sector liderado por serviços, como os que vamos analisar neste artigo. 


Nalguns casos, estes serviços estão integrados em aplicações de mensagens instantâneas, como um serviço adicional, mas noutros são uma plataforma específica e independente para fazer chamadas para telefones e telemóveis, com um claro nicho de mercado.

CONSUMER EROSKI testou a utilização de três serviços que permitem fazer chamadas telefónicas pela Internet. Os testes foram realizados na perspectiva dos utilizadores domésticos para descobrir as vantagens e possíveis inconvenientes que podem ter no uso quotidiano.

Os serviços seleccionados são:

Skype: http://www.skype.com
Yahoo! Messenger com voz:
http://br.messenger.yahoo.com/ 
Jajah:
http://www.jajah.com

O melhor para...

  • Ligar facilmente: JAJAH
  • Oferecer diferentes planos de chamadas: Skype
  • Gerir ao mesmo tempo mensagens instantâneas e chamadas de voz: Yahoo! Messenger
  • Fazer chamadas entre utilizadores da mesma rede: Skype
  • Poupar em chamadas internacionais para países da UE: Yahoo! Messenger

 


Características comuns
A utilização de serviços VoIP para fazer chamadas telefónicas não substitui um serviço telefónico convencional nem sequer está pensado para realizar chamadas para números de emergência, já que este tipo de numeração especial está desactivado dentro dessas redes.

A principal vantagem do VoIP está na possibilidade de realizar chamadas internacionais de voz a um menor custo a par de ligações gratuitas entre utilizadores que utilizam a mesma rede.


Além disso, o uso de serviços para ligar para telefones fixos e telemóveis apenas está disponível através de sistemas pré-pagos. O utilizador precisa ter um saldo na sua conta onde se deduz o consumo realizado.

Diferenças
  • Skype é um aplicação de escritório - a par de várias versões e diferentes funções para telemóveis. Foi criado para realizar chamadas de voz entre utilizadores, videoconferência e chamadas para números de telefones convencionais. Além disso, integra funcionalidades como partilha de ficheiros ou do ecrã do computador do utilizador.
  • Yahoo! Messenger é um mensageiro instantâneo que permite adicionar contactos não só do Yahoo! Messenger mas também do Windows Live Messenger. Entre outras opções permite videoconferência, enviar arquivos e fazer chamadas de voz.
  • Jajah é um serviço pensado apenas como uma plataforma para fazer chamadas telefónicas através de diferentes opções: a partir de um telefone normal, do site da empresa ou de um telemóvel. Permite também criar uma lista de contactos de outros utilizadores registados no Jajah.   
 

 


 

 

 

Skype - bom desempenho mas só a partir do escritório e com encargos adicionais

 

O melhor
Sistema completo para a gestão de chamadas de voz. É multiplataforma.

O pior
Encargos adicionais tais como fazer a ligação. Não tem versão web.


O

A empresa Skype foi criada em 2003 para fazer chamadas telefónicas através da Internet. Dois anos mais tarde foi adquirida pela eBay, mas os fundadores da empresa não venderam Joltid, tecnologia que permite fazer chamadas e é o núcleo do sistema do Skype.

Em 2009, Joltid considerou que a licença de eBay tinha expirado e ao não poder substituí-la, eBay vendeu os 70% da sua participação a um grupo de investidores formado por proprietários de Joltid entre outros. Skype mantém uma versão para Windows, Mac Os X e Linux e versões para Windows Mobile, iPhone, Android e outras plataformas móveis.


Contas
Para usar o Skype, o utilizador tem de registar-se, transferir e instalar a aplicação, dado que é apenas um serviço de escritório. Para se fazer chamadas entre utilizadores Skype, estes devem ser adicionados previamente como contactos.

As recargas de saldo contêm uma cláusula segundo a qual, se não houver nenhuma actividade na conta do utilizador nos últimos 180 dias, Skype considera que o saldo caducou.

Nesse sentido, Skype envia até três emails de aviso antes de expirar o crédito, sugerindo que o utilizador faça uma breve chamada de voz ou envie apenas um SMS para um contacto para reactivar de novo o saldo pendente. A caducidade do saldo implica que a quantia existente é perdida a favor de Skype.


A recarga de contas pode ser feita com valores pré-definidos de 5, 10 e 25 euros e recarga automática se o saldo for inferior a dois euros. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou por PayPal.

Principais características
O Skype é uma aplicação orientada para comunicações de voz e vídeo entre computadores e chamadas telefónicas de todo o mundo. Dispõe de uma selecção completa de opções para facilitar a comunicação, como um atendedor de chamadas, envio de SMS ou a possibilidade de mostrar um número de telefone convencional do utilizador que o identifica no destino ao fazer a chamada telefónica.

Para facilitar o uso do Skype, existem diversos acessórios adicionais e dispositivos que suportam a plataforma. Assim, é possível fazer chamadas com o Skype sem ser preciso ligar o PC.


Chamadas de voz entre utilizadores da mesma rede
Para que os utilizadores do Skype façam chamadas entre si, é necessário que tenham instalado a aplicação (e esteja activada) e se encontrem ligados à rede no momento da chamada.
É também possível transferir chamadas para outros utilizadores Skype e fazer chamadas em conferência.

Chamadas para telefones fixos e telemóveis
Skype tem diversos planos de preços para fazer chamadas através do serviço "
SkypeOut". A opção "paga e fala" é um serviço pré-pago cujo saldo de crédito se desconta por minutos gastos, com um custo de ligação de 0.049 euros para destinos mais frequentes (30 países) ou 0,091 euros para outros destinos.

Por outro lado, o
serviço de pagamento mensal permite comprar pacotes de chamadas em função do tempo. A estes planos não são associados encargos de ligação. Estão ao dispor planos de 89 cêntimos por mês para 60 minutos de chamadas para telefones fixos, até 18,99 euros por mês para duas horas de chamadas tanto para fixos como telemóveis na Europa.

Estes serviços são regidos por uma política de utilização razoável com uma limitação de 10.000 minutos por mês, seis horas de chamadas por dia ou 50 números diferentes por dia.


No entanto, nem todos os serviços Skype estão disponíveis em todos os países. É o caso de SkypeIn, um serviço para associar um número de telefone a uma conta Skype em 25 países. Torna-se útil quando se reside no estrangeiro e se tem um contacto estreito com o país de origem. O mesmo acontece com
Skype to Go

Suporte

A página da web de Skype tem uma secção completa com perguntas frequentes, guias do utilizador e formulários para assistência técnica ou comercial personalizada. 

 


 

 
Yahoo! Messenger - muito básico mas com boas ofertas


O melhor

Integração das redes de mensagens instantâneas do Yahoo!. Chamadas de voz Microsoft e preços atraentes.


O pior
Opções muito básicas na gestão de chamadas telefónicas.




 

 

Yahoo! Messenger - o nome correcto do serviço VoIP é "Yahoo! Messenger com voz" - é um dos programas mais populares de mensagens instantâneas na Internet.

Desenvolvido pela Yahoo! oferece um serviço de voz para números fixos e telemóveis em todo o mundo. Dispõe de uma versão para Windows e Mac Os X, estando este último apenas disponível em inglês, a partir da
página internacional do Yahoo!

Dispõe também de versões mais limitadas para uso com equipamentos do tipo iPhone ou BlackBerry. Está também ao dispor uma versão web.


Contas

Para usar o Yahoo! Messenger é necessário instalar a aplicação correspondente ao computador e registar-se.
Yahoo! Messenger é compatível com a rede Windows Live Messenger e permite também adicionar e gerir contactos desta rede.

Só é possível fazer recargas de 10 ou 25 euros, com a opção de activar a recarga automática quando o saldo for inferior a 2 euros.
A única forma de pagamento é o cartão de crédito. Do mesmo modo que Skype, o saldo é perdido se o serviço não for utilizado no prazo de 180 dias.

Principais características

Yahoo! Messenger com voz é uma aplicação de mensagens instantâneas que inclui as opções mais utilizadas neste tipo de programas como videoconferência, conversa de texto, chamadas de PC para PC e para telefones, com diversas opções de personalização.
É, no entanto, menos completo que o serviço Skype.

Chamadas de voz entre utilizadores da mesma rede

As chamadas de voz entre utilizadores só são possíveis se ambos estiverem registados no Yahoo! Messenger e ligados ao mesmo tempo ao Yahoo!.
Os utilizadores do Windows Live Messenger adicionados ao Yahoo! Messenger podem fazer uso de mensagens de texto e chamadas telefónicas se tiverem associado um número de telefone convencional à conta do Windows Live Messenger.

Chamadas para telefones e telemóveis

As chamadas a partir do Yahoo! Messenger são feitas de uma caixa própria existente na parte superior da aplicação.
Os utilizadores devem escrever o número de telefone e indicar o prefixo internacional se se tratar de chamadas para fora do país.

Se um contacto tiver um número de telefone associado à sua conta, não é necessário escrever o número.


Entre outras opções, pode configurar-se o reencaminhamento de chamadas ou obter um número de telefone para receber chamadas no computador.
Assim, os contactos podem ligar de um telefone convencional para o computador do utilizador.

No entanto, isto só é possível em França, Estados Unidos e Canadá.
Enquanto se realiza a chamada é possível ajustar o volume do som ou do microfone e ver o tempo de conversação.

Não se paga a ligação da chamada, como no Skype, mas tem a desvantagem de não de poderem adquirir planos mensais de conversação ou outras alternativas.

Suporte

Yahoo! Messenger possui fóruns com perguntas frequentes sobre o uso da aplicação ou esclarecimento de dúvidas. Está ao dispor um formulário de assistência técnica personalizada. 


 


JAJAH - funciona em todos os sistemas operativos

O melhor
É possível fazer chamadas sem ter que transferir qualquer software para o computador.


O pior

O ambiente gráfico é muito básico e com poucos recursos de gestão.
 

Jajah é uma empresa criada em 2006 para proporcionar o serviço de chamadas através da Internet sem necessidade de uma aplicação de escritório. Em Junho de 2009, foi adquirida pela Telefónica que a mantém desde então como uma marca e serviço independente do operador de telecomunicações.

Contas

JAJAH permite realizar uma curta chamada de teste para utilizadores não registados acedendo apenas à página da web.
Para utilizar o sistema numa base regular é necessário registar-se e possuir um saldo na conta de utilizador. As recargas podem fazer-se com 5 e 50 euros. Método de pagamento: cartões de crédito, transferência bancária ou sistemas como Moneybookers e Paysafecard.

Principais características

JAJAH não têm serviços básicos, como identificação de chamadas ou chamada em espera.
No entanto, permite enviar SMS a partir da página da web, agendar uma chamada e organizar uma conferência para um máximo de 10 participantes.

Apesar de não ter uma aplicação, o que simplifica a sua utilização, Jajah tem diferentes opções para se integrar em páginas da web e fazer chamadas até a partir do Twiitter.


Inclui "widgets" para Mac Os X e extensões para navegadores como o Firefox ou a agenda de contactos do Outlook, entre outras opções.
Os utilizadores do iPhone dispõem de uma aplicação web e está também disponível uma versão para acesso através do navegador de uma consola de jogos.

Chamadas de voz entre utilizadores da mesma rede

Os utilizadores registados podem fazer chamadas entre si gratuitamente.
Para isso, é necessário que ambos utilizem uma conta pessoal Jajah e o serviço web de Jajah. No entanto, essa funcionalidade não é para fazer chamadas de  PC para PC  mas entre telefones fixos registados e limitada aos destinos mais frequentes em cada continente.

Esta funcionalidade é controlada por uma cláusula chamada "
política de uso justo" sendo necessário cumprir uma série de exigências para que as chamadas não sejam tarifadas. Entre elas, as recargas que devem ser feitas pelo menos de seis em seis semanas. As condições variam dependendo do tipo de utilizador e do país.

Chamadas para telefones e telemóveis

JAJAH dispõe de três maneiras de fazer chamadas telefónicas.
O principal serviço é a Jajah Web e permite fazer chamadas a partir da página da web bastando indicar o número do utilizador e o número de telefone que se deseja ligar.

O sistema faz uma primeira chamada para o telefone do utilizador de Jajah e quando ele atender o telefone, faz automaticamente a chamada para o telefone de destino.

Desta forma, a comunicação de voz realiza-se usando o telefone convencional do utilizador, embora a chamada seja feita a partir dos servidores de VoIP de Jajah.
Também inclui uma versão móvel da página para ser capaz de fazer chamadas a partir do equipamento.

Uma outra funcionalidade é o
Jajah Direct que é um recurso para associar um número de telefone internacional de um contacto a um número local fornecido pela Jajah.

Desta forma, pode-se chamar directamente esse número de telefone sem passar pela web de Jajah e estabelecer a ligação.
Se o utilizador estiver no estrangeiro, é recomendável alterar o número de telefone por um fixo local, uma vez que uma chamada de roaming pode ter um custo superior à poupança que se pretende fazer ao utilizar este serviço.

Suporte

Há uma secção com perguntas frequentes e um fórum para utilizadores. Se for necessária assistência personalizada, estão ao dispor vários endereços de contacto para perguntas específicas.


Antonio Delgado


Tradução Juris - Artigo original

 

 


Criado em: 28/05/2010 • 17:20
Actualizado em: 01/06/2010 • 21:59
Categoria : ARTIGOS DE FUNDO II


Imprimir Imprimir

Comentários

Ainda ninguém comentou.
Seja o primeiro!


  Há coisas que melhor se dizem calando  Machado Assis
^ Topo ^