Menu
Qui Quae Quod

Fechar Responsabilidade Social Corporativa

Fechar ARTIGOS DE OPINIÃO

Fechar Justiça Restaurativa

Fechar Multiculturalismo

Fechar Dossier Europa

Fechar ARTIGOS DE FUNDO

Fechar ARTIGOS DE FUNDO II

Fechar ARTIGOS DE FUNDO III

Fechar TENDÊNCIAS 21

Fechar CIBERDIREITOS

Fechar No gesto da procura

Fechar Os erros do ditado

Fechar Para ler e deitar fora

Fechar O canto dos prosadores

Fechar UTILITÁRIOS

Fechar Apresentações

Fechar Barra JURIS

Fechar CANCIONEIRO de Castelões

Fechar Coisas e loisas da língua portuguesa

Fechar DIVULGAÇÃO DE LIVROS

Fechar Delitos Informáticos

Fechar Encontros

Fechar JURISPRUDÊNCIA

Fechar Livros Maravilhosos

Fechar MANUAL DE REQUERIMENTOS

Fechar NeoFronteras

Fechar Nova Lei das Rendas

Fechar O canto dos poetas

Fechar Vinho do Porto

Fechar Workshops

Relax
Pesquisar



Visitas

   visitantes

   visitantes online

PREFERÊNCIAS

Voltar a ligar
---

Nome

Password


SOS Virus

Computador lento?
Suspeita de vírus?
Fora com eles!
AdwCleaner

tira teimas!
--Windows--

Já deu uma vista de olhos pelas gordas de hoje?


Desde 2004
news_artigo.gifARTIGOS DE FUNDO II - Telefones IP

Para realizar chamadas VoIP, é imprescindível dispor de uma solução informática baseada em software ou em hardware, além de uma ligação à Internet.

No caso das soluções de software, há inúmeras aplicações para realizar chamadas de voz. A mais conhecida é o programa Skype, apesar de não ser a única.

Entre as opções que se baseiam em hardware, destacam-se os telefones IP.

Se se utiliza uma aplicação de escritório para realizar chamadas de voz, é recomendável utilizar auriculares e microfone ou algo que integre ambos os elementos. Outra opção é usar os chamados telefones USB.

Estes dispositivos compõem-se de um altifalante e um microfone, integrados com aparência de telefone convencional. Também dispõem de um teclado numérico que permite fazer marcações sem necessidade de utilizar o teclado do computador. Ligam-se ao computador através de uma porta USB. É uma das opções mais económicas, mesmo que seja necessário ligar o dispositivo a um computador com um programa para usar voz através da Internet.

Terminais mistos

Para empresas e particulares que queiram fazer chamadas VoIP sem necessidade de dispor de um computador, diferentes telefones permitem a configuração de uma conta SIP a partir do terminal.

Estes aparelhos ligam-se directamente à rede local de dados. O preço depende das características e funcionalidades e, na maioria dos casos, é possível realizar chamadas através dos telefones convencionais ou através de VoIP. Isto é, não são terminais mistos.

Alguns modelos, como o GXV 3140 IP, contam com funcionalidades multimédia, como a possibilidade de transmitir em videoconferência. Este aparelho também é compatível com sistemas de mensagens instantâneas como Yahoo! Messenger, MSN Messenger e Google Talk.

Pode também aceder-se a diversas plataformas de fotos online, como Flickr, para apresentar imagens no ecrã em modo de apresentação. Dispõe de um ecrã LCD de 4,3 polegadas e de uma câmara de vídeo de 1,3 megapixeis. Possui duas portas de ligação Ethernet, leitor de cartões SD, porta USB e saída de áudio e vídeo.

Outro modelo, o Siemens Gigaset S450 Yahoo, é um terminal sem fios, compatível com Yahoo! Messenger que realiza ao mesmo tempo chamadas VoIP mediante este fornecedor e chamadas convencionais de voz. O dispositivo sincroniza a agenda de contactos do Yahoo! Messenger para poder chamar a partir do terminal.

Adaptador para terminal analógico

Outra possibilidade passa por um adaptador para terminal analógico (ATA) para usar um sistema VoIP pelo mesmo cabo telefónico convencional.

Para isso, este dispositivo conta com uma entrada Ethernet que se liga a uma rede local de dados e dispõe de adaptadores RJ-45 para inserir o cabo de um telefone convencional. Não é necessário comprar um telefone adicional já que qualquer terminal analógico é compatível com este sistema.

Para utilizadores domésticos, um dos adaptadores mais básicos disponíveis no mercado é o Cisco PAP2T. Conta com uma entrada de dados Ethernet e dois adaptadores RJ-45. É possível configurar duas contas SIP de VoIP a partir do mesmo dispositivo.

Adaptados ao Skype

Um dos serviços VoIP mais conhecidos é o Skype. Dispõe de uma aplicação de escritório e de diferentes versões para telemóveis com as quais se realizam ligações para telefones de todo o mundo.

Skype funciona mediante um protocolo fechado de comunicações de voz. Portanto, apesar de alguns sistemas interoperarem redes Skype com outras de standards abertos, não estão ao alcance dos utilizadores domésticos sem conhecimentos técnicos.

Em relação ao hardware, a maioria dos telefones USB disponíveis no mercado realizam ligações através de Skype mediante a instalação de um programa.

Diferentes fabricantes lançaram no mercado soluções de telefones IP certificados por Skype. RTX Dualphone 3088 é um terminal sem fios que recebe e realiza chamadas de voz convencionais, fazendo também chamadas Skype.

Outra opção é o modelo Philips VoIP855, um terminal sem fios preparado para realizar chamadas telefónicas convencionais, tanto por voz como através da Internet. Este terminal é compatível com Skype, podendo, por isso, aceder à lista de contactos do utilizador e realizar ligações gratuitas sem necessidade de dispor de um computador.




Criado em: 13/05/2010 • 13:51
Actualizado em: 13/05/2010 • 15:31
Categoria : ARTIGOS DE FUNDO II


Imprimir Imprimir

Comentários

Ainda ninguém comentou.
Seja o primeiro!


  O trabalho fascina-me... às vezes até fico parado a olhar para ele sem conseguir fazer nada  
^ Topo ^